Isenção do imposto de renda sobre suplementação de aposentadorias.

Da mesma forma que acontece com o resgate parcial ou total da reserva matemática constituída pelas contribuições dos segurados dos planos de previdência privado, a suplementação de aposentadoria mensalmente percebida também pode sofrer um abrandamento na tributação. Isso se deve ao fato de que parte dos valores que compõem a provisão financeira para pagamento dos benefícios já foi tributada (durante a vigência dos dispositivos da Lei 7.713/88 que não permitiam a dedução das contribuições para os fundos de pensão da base de cálculo do imposto de renda). Assim, a fração da reserva constituída pelas contribuições vertidas entre janeiro de 1989 e dezembro de 1995 já sofreu a incidência do imposto de renda, não podendo ser tributada novamente no ato do recebimento da suplementação.

Têm direito a reivindicar a restituição dos valores recolhidos a maior nos últimos 5 (cinco) anos e requerer a redução da tributação futura todos aqueles segurados de planos de previdência privada que recebam suplementação de aposentadoria e que tenham contribuído para o fundo de pensão entre janeiro de 1989 e dezembro de 1995.

0

Postagens relacionadas

Justiça Federal considera indevida…

Em decisão proferida em 28.11.2017, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) concedeu a um servidor público inativo do Ministério dos Transportes, acometido por moléstia incapacitante, isenção no que…
Consulte Mais informação

Trabalhador que recebeu dinheiro…

O escritório Geraldo Marcos Advogados está promovendo ações de restituição do imposto de renda sobre juros de mora decorrente de ganhos judiciais. Este crédito tem sido reiteradamente reconhecido pelo Superior…
Consulte Mais informação